Anthony Quinn e sua última dança

quinn02

Em Tango Solo temos a chance de acompanhar de perto a vida pessoal de um grande ator de Hollywood. Desde a infância pobre no México até a adolescência conturbada nos Estados Unidos, Anthony Quinn parece querer nos revelar tudo, sem pudor.

O livro funciona como fragmentos de memória. Enquanto passeia de bicicleta pelos arredores de Roma, pela Via Àpia, Quinn vai relembrando fatos de seu passado e buscando ao mesmo tempo entender suas motivações e compartilhando com o leitor as dúvidas de suas encruzilhadas.

Se um roteirista ou diretor um dia pensar em filmar a trajetória de Anthony Quinn ou fazer uma mini-série, vai encontrar nesse livro um roteiro quase pronto. A vida de Quinn parece realmente feita para as telas. Seu pai lutou ao lado de Pancho Villa e Zapata na Revolução Mexicana. Anos depois em 1952 em Viva Zapata!, Quinn ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante.

Ser mexicano e fazer sucesso em Hollywood hoje em dia é uma tarefa muito difícil, agora imagine na década de quarenta. Antes do sucesso, Anthony Quinn foi engraxate, motorista de táxi e lutador de boxe. O caminho foi longo e cheio de falsas promessas. “Fiz uma ou outra figuração, sem créditos, em filmes B perdoáveis, mas já perdia as esperanças de fazer um papel falado. Ou eu era moreno demais, ou mexicano demais, ou tinha um tipo muito marcante, e os papéis bons iam para os atores com aparência mais convencional. Para mim, as oportunidades que apareciam nunca davam em nada.”

Os dois Oscars e os grandes papéis em Lawrence da Arábia, Zorba o grego, Sede de Viver e La Strada de Fellini não fizeram Quinn esquecer o passado pobre e as dificuldades. Viver intensamente alegrias e tristezas parece ser um dos mandamentos do ator e ele divide tudo isso conosco com o mesmo prazer que levava seus personagens para as telas do cinema.

anthony_quinn_audar

Anthony Quinn em Lawrence da Arábia

Tango Solo

Editora Nova Fronteira

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: