Relato Autobiográfico

kurosawa1

Não é fácil de achar, talvez só em sebos, mas leia o Relato Autobiográfico de Akira Kurosawa. Essa pode não ser a forma convencional de se começar uma crítica, mas é simples e direta, como o texto do cineasta japonês. Kurosawa sempre foi reticente quando pediam que escrevesse sobre sua vida. Pensava que não teria nada a acrescentar contando histórias que não sejam aquelas que estão em seus filmes. “Fundamentalmente, não creio que escrever sobre si mesmo seja algo interessante e que mereça ser registrado para a posteridade.

Akira só mudou de idéia ao ler a biografia de outro gênio do cinema: “Creio que está capitulação se deve a minha leitura da autobiografia do diretor francês Jean Renoir (1894-1979). Em uma ocasião o encontrei e ele me convidou a um jantar durante o qual conversamos sobre vários assuntos. A impressão que tive nesse encontro foi a de que absolutamente não era o tipo que se sentaria para escrever uma autobiografia. Saber que ele havia se aventurado a isso foi como sentir uma explosão em meu interior.

Ainda bem que Akira Kurosawa mudou de idéia! A mesma força e energia que usou para fazer seus filmes está presente no texto. Cada página folheada cria em nossa mente as imagens contidas nas palavras, é um livro para ficar por perto, um daqueles que não basta ler uma só vez.

Claro que depois, e mesmo durante a leitura, temos o desejo de ver ou rever seus filmes. E essa é a melhor parte. Combinar o Kurosawa que se revela nas páginas ao Kurosawa que já se revelou por completo nos seus filmes.

Ler Akira Kurosawa leva o leitor a amar com mais força o cinema, tira as dúvidas de quem pensa em trabalhar com filmes, mas não tem coragem. Por tudo isso, não tenho dúvidas ao afirmar que Relato Autobiográfico é um livro poderoso, e mesmo que Kurosawa não pensasse nisso, ele já se transformou, junto com seus filmes, em leitura para a posteridade.

KURUSAWA

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Relato Autobiográfico”

  1. isabella Says:

    esse texto é muito legal de ser ler e interesante
    gostei de ler esse texto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: