Por um cinema sem limite

porumcinemasemlimiteRogério Sganzerla já fazia cinema antes mesmo de aproximar-se de uma câmera, o que pode ser constatado nas páginas que se seguem. Metade desses textos datam do início da década de 1960 e, portanto, de antes do curta Documentário e da deslumbrante estréia nos longas com O Bandido da Luz Vermelha, quando seu excepcional talento para a direção revelaria-se de maneira inequívoca.” O texto, extraído da orelha do livro e escrito por Paulo Sacramento, dá uma dimensão exata do que o leitor irá encontrar nas páginas assinadas por Sganzerla.

Rogério escreveu sobre cinema no Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo numa época onde os críticos não se satisfaziam em dizer se um filme era bom ou ruim. A coletânea de artigos está longe de parecer datada e a força de sua escrita é surpreendentemente atual. Algo preocupante.

Em Por um cinema sem limite, o autor pensa, critica, observa, elogia e discute criadores e obras, indo do prático ao teórico e conseguindo um efervescente debate com suas constantes contradições.

sganzerla02Durante a leitura, iremos aplaudir e discordar enfaticamente de argumentos e conclusões, mas não sairemos impunes de pensar e tentar formular idéias próprias. Mais do que querer ensinar cinema, Sgarzela parece buscar o diálogo, talvez fomentar a discussão e assim elevar o nível tanto de realizadores quanto do público.

Por definição o cinema é ritmo e movimento, gesto e continuidade. Em tudo o que vemos, temos que considerar três aspectos: a posição do olho que olha, a do objeto visto e a da luz que ilumina a realidade. Assim, o cinema não tem a função de preencher um buraco na parede já que a sua missão é bem maior – ser uma janela sobre o mundo.

Por um cinema sem limite

Rogério Sganzerla

Azougue Editorial

Sganzerla filmando O Bandido da Luz Vermelha, em 1968

Sganzerla filmando O Bandido da Luz Vermelha

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: