Stanley Kubrick: A Live in Pictures

20012O que sabemos sobre o diretor que revolucionou o cinema em trabalhos como 2001: Uma Odisséia no Espaço? A resposta é muito pouco. E mesmo o documentário Imagens de uma vida, dirigido por Jan Harlan, e narrado por Tom Cruise, parece responder as perguntas com mais perguntas.

O filme mostra Kubrick da infância até a primeira experiência no cinema, revela parte da vida familiar que o diretor sempre fez questão de afastar dos jornais e reafirma a imagem de um profissional perfeccionista. Vemos o diretor trabalhando em cada filme e a acompanhamos as críticas na época do lançamento. O que teriam dito os críticos sobre Laranja Mecânica?

Entre os entrevistados estão diretores consagrados como Martin Scorcese, Woody Allen, Sidney Pollack, Steven Spielberg e Alan Parker. Rara oportunidade para ver a obra de Kubrick analisada por seus pares. Para eles o grande diferencial era o pioneirismo do cineasta, 2001: Uma Odisséia no Espaço começou a ser filmado em 1964 e foi lançado em 1968, ou seja, antes do homem pisar na Lua. Como ele conseguiu imaginar as seqüências espaciais com nenhuma, ou pouquíssima, referência?

2001

Podemos dizer que Stanley Kubrick tem uma filmografia singular, desde que teve a chance de produzir, escrever, dirigir e montar seus filmes não repetiu formas esperadas. Atacou a sociedade puritana, em 1962, com Lolita; irritou o governo norte-americano (no auge da Guerra Fria) com Dr. Fantástico de 1964; ganhou milhões com 2001; chocou a Inglaterra (o filme foi tirado de circulação) com Laranja Mecânica em 1971; foi incompreendido nos EUA e aclamado na Europa com Barry Lindon; mudou os filmes de terror com O Iluminado (1980); fez o que para muitos é o filme definitivo sobre a guerra do Vietnã com Nascido para Matar (1987) e tirou a roupa de Tom Cruise e Nicole Kidman em De olhos bem fechados.

Cruise e Kidman

Cruise e Kidman

Quando faleceu no dia 7 de março de 1999 – uma semana depois de terminar a primeira montagem do filme – Stanley Kubrick já era um cineasta único na recente história da Sétima Arte.

Qual cineasta se deu ao luxo de fazer ficção científica, romance, filme de época, um grande épico como Spartacus, abordar a guerra de modo tão sutil e direto, se aventurar no terror e fechar com uma história cheia de mistério e traição?

Cada filme feito por Stanley Kubrick tinha sua marca e todos eram diferentes entre si. Uma pena que não tenha produzido de perto seu projeto mais ambicioso: AI – Inteligência Artificial, e também é uma pena que não tivesse o corte final de Spartacus (o produtor era Kirk Douglas).

Mas imaginem o que Kubrick poderia estar fazendo agora com a tecnologia digital? Imaginem quantas idéias ficaram perdidas nas décadas de 60 e 70?

Jack em O Iluminado

Jack em O Iluminado

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Stanley Kubrick: A Live in Pictures”

  1. Bruno Pongas Says:

    Christian… indiquei um selo pra vc lá no meu blog! http://moviefordummies.wordpress.com/selos/

    Abs!

    • christianjafas Says:

      Fala cara, beleza?

      Tenho que postar mais coisas aqui. Fiquei ocupado nesses dias.

      Um abraço,

      Christian

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: