A garota do lago

Numa pequena e pacata cidade do interior da Itália, uma menina de seis anos está desaparecida e os policiais locais chamam o inspetor Sanzio para ajudar. A garota reaparece e tudo não passa de um mal-entendido, mas durante a investigação os policiais descobrem o corpo de uma jovem assassinada.

Essa pequena sinopse é o ponto de partida que Andrea Molaioli transforma num filme simples, eficiente e enxuto. O roteiro não é original, foi baseado no livro Don’t Look Back, de Karim Fossum.

A montagem parece evoluir lentamente, mas na verdade caminha com um ritmo marcado e firme que represa o suspense até a conclusão do mistério. O público que está acostumado aos cortes rápidos e frenéticos pode estranhar essa forma compassada que Molaioli usa para conduzir a ação. A simplicidade dos movimentos de câmera e uma fotografia quase neutra (apesar das belas paisagens) forçam a atenção para dentro do que está sendo dito, para dentro da história, não há desvios ou pirotecnia para disfarçar possíveis equívocos de roteiro.

Ver, observar e analisar: nunca fazemos isso no cinema policial, no cinema de suspense. O realizador passa a ser o explicador, é ele quem vai mostrar o bandido fugindo, um detalhe, um plano fechado numa faca. Ao expectador sobra a tarefa de dizer sim e aceitar tudo o que é apresentado na tela.

A intenção de Molaioli é fazer a platéia descobrir o assassino no mesmo passo que o inspetor Sanzio, e para isso percorremos com o policial cada anotação, vemos a cena do crime longamente e entramos na sala de interrogatório. Nesse tempo de estudo também conhecemos a família do inspetor e avaliamos seus problemas pessoais. Será que ele vai ter o discernimento necessário para julgar quem é culpado ou inocente?

A garota do lago (La ragazza del lago, 2007) é o primeiro longa-metragem do italiano Andrea Molaioli que começou a carreira como assistente de direção e trabalhou para cineastas como Nanni Moretti (O quarto do filho, 2001) e Daniele Luchetti (Meu irmão é filho único, 2007). Antes de se aventurar em longas, dirigiu o making of de alguns filmes e séries de televisão.

A garota do lago (La ragazza del lago)

Itália, 2007. 95 minutos

Direção: Andrea Molaioli

Elenco: Toni Servillo, Nello Mascia, Valeria Golino

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: